Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

31/05/2023

MAIOR EVENTO DE CIDADES EM SC ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Evento promovido pela Fepese, CIGA e Cincatarina será realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, no CentroSul

Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico, a urbanização e a revolução digital permitiram o desenvolvimento de um conceito novo de cidade, mais sustentável, resiliente e inteligente. As cidades do futuro são aquelas que englobam, em seus modelos de crescimento e desenvolvimento, um uso estratégico de comunicação, gestão e planejamento urbanos, e de infraestrutura para que seus habitantes desfrutem de uma melhora na qualidade de vida e para reforçar o desenvolvimento econômico.

No Brasil, segundo o ranking Connected Smart Cities 2021, Florianópolis já é destaque: o último levantamento aponta a capital catarinense como a cidade mais inteligente do Sul do país, e a segunda em nível nacional, atrás apenas de São Paulo (SP). No entanto, apesar de o conceito de “cidade inteligente” estar cada vez mais disseminado, ainda há muito a ser discutido e pensado para os próximos anos, em especial no que diz respeito aos principais desafios enfrentados pelas cidades de hoje, como superpopulação, poluição, urgência na transição energética e descarbonização das indústrias, desigualdade social e mobilidade urbana

Por isso, a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) e o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), e em correalização com a Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB-SC), a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), promove o Summit Cidades 2023, maior encontro de cidades de Santa Catarina.

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, o centro de convenções CentroSul será o palco de diversas experiências simultâneas: feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos sobre diversos assuntos, como inovação e tecnologia, comunicação política e institucional e novas legislações. Até o momento, mais de 100 municípios estão inscritos para participar das atividades, um recorde para o evento. Samara Neiva, curadora do Summit Cidades, conta que, na primeira edição do encontro, realizada em 2021, a temática central foi o desenvolvimento sustentável. Neste ano, o evento terá cinco grandes áreas e mais de 15 categorias contempladas:

— Vamos falar sobre mobilidade urbana, tecnologia, inteligência artificial, meio ambiente, mudanças climáticas, catástrofes ambientais, entre outros temas, de modo a oferecer uma experiência completa de uma cidade e termos as melhores inovações desenvolvidas dentro das universidades do mundo inteiro.

Segundo a curadora, a expectativa é receber mais de 5 mil participantes e mais de 100 trabalhos acadêmicos apresentados ao Summit Cidades Academy, braço do evento que oferece a oportunidade de os pesquisadores saírem de dentro dos muros da universidade e entrarem em contato com os tomadores de decisão tanto municipais, como estaduais e federais e as grandes empresas.

— O Summit Cidades busca incorporar a tríplice hélice do desenvolvimento urbano, trazendo o setor público, o setor privado e as universidades. As instituições de ensino são laboratórios vivos ondes as inovações, o conhecimento e a formação das mentes é criada, então levar esses participantes para um evento onde eles possam se comunicar com prefeitos, vereadores, empresários e pesquisadores deixa a troca de conhecimento mais rica e completa para que as cidades possam alcançar um nível de desenvolvimento resiliente, sustentável e inteligente — pontua Neiva.

Além dos debates acadêmicos, o evento proporciona também a possibilidade de os participantes ouvirem profissionais renomados, como o professor, historiador e escritor Leandro Karnal, um dos principais intelectuais brasileiros, e o jornalista Caco Barcellos, especializado em jornalismo investigativo. Outras participações confirmadas são as de Pablo Salas, cientista climático e economista do Banco Mundial, e da professora Jessica O’Campo, do Camexus IOT, um Living Lab da Universidade de Cambridge que cria soluções para os centros urbanos com o apoio da tecnologia.

Summit Cidades 2023

Os ingressos para acompanhar a programação do Summit Cidades 2023 estão à venda e, para participar do Summit Cidades Academy, o prazo de envio dos trabalhos é 31 de maio. As vagas são limitadas e a participação é gratuita para quem enviar o resumo do trabalho. A programação completa será disponibilizada em breve.

Informações da NSC.