Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

10/02/2023

A SAÚDE E O BIG DATA: COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO TRANSFORMANDO O DIA A DIA DA MEDICINA

Volume massivo de dados vira informação valiosa para tomada de decisões assertivas e estratégicas em setor crucial

Em meio à crescente onda de informações armazenadas no ambiente digital, o conceito do Big Data surge como uma alternativa para pessoas e organizações que necessitem de amplo espaço para acomodação e gerenciamento de dados. Assim, vários segmentos da sociedade já se organizam para dominar esta ferramenta e, dentre elas, uma das mais cruciais para a humanidade: a saúde.

Com as novas tecnologias, a medicina já começa a traçar formas para dar novos passos neste novo cenário tecnológico. Para a área, estes grandes conjuntos de dados que podem carecer ou não de processamento prévio, são a chave para atingir uma forma mais prática e simplificada de manipulação de dados relevantes de pacientes e profissionais, otimizando as atividades nos centros de saúde.

Dentre as otimizações, estão na mira as operações que englobam desde os atendimentos clínicos até os diagnósticos finais. Para isso, confia-se na capacidade de análise rápida de dados em um curto período de tempo, com maior eficiência e assertividade, o que proporciona, cada vez mais, a tomada de decisão estratégica nesse setor tão relevante.

O Big Data chega como importante parceiro na modernização dos serviços de saúde, uma vez que já tomou seu espaço nas análises operacionais da ciência e, agora, está rompendo as portas dos laboratórios e chegando ao acesso mais próximo da população em geral. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas entendam a sua importância e dominem os seus conceitos para aplicabilidade.

Saiba como o Ambiente de Inteligência FEPESE une a análise de dados à saúde.