Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

09/03/2023

ECOBAGS: SACOLAS ECOLÓGICAS SÃO CHAVE PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

Ir ao mercado, vem se tornando uma ação cada vez mais diferenciada. Se durante décadas estávamos acostumados a passar as compras pelo caixa, efetuar o pagamento e embalá-las nas tradicionais sacolas plásticas, hoje, vemos este hábito em transformação. A chegada das ecobags, as sacolas sustentáveis, tem como único objetivo a redução do uso de sacolas plásticas convencionais, uma vez que estas levam em torno de 100 anos para se decompor.

Pensando em iniciativas sustentáveis como essa, na última edição do Summit Cidades, em 2022, as lonas e bandeiras utilizadas para cobertura e recepção dos participantes também ganharam novos destinos. Feitas de material totalmente reciclável, as lonas foram doadas para eventos futuros, enquanto as bandeiras foram transformadas em ecobags personalizadas.

“Sustentabilidade é um assunto de extrema importância, além de ser um dos temas tratados no Summit Cidades, evento sobre cidades inteligentes promovido pela Fepese. No Summit, adotamos iniciativas para colocar essas ideias em prática, como entrega de copos reutilizáveis aos participantes, promoção de parcerias ecológicas, redução da vazão de água nas torneiras e reutilização de materiais. Reaproveitar os materiais e produzir ecobags foi pensado para evitar o descarte da bandeiras e criar algo eficiente, bonito e ecológico. Afinal, soluções eficientes e sustentáveis estão na raiz e nos valores do nosso evento”, comenta Maria Luísa, gerente de Relacionamento da Fundação.

Disponíveis nas cores azul, verde e roxo, cerca de 21 itens renderam pelo menos 84 sacolas ecológicas. Na última terça-feira (7), 62 ecobags foram entregues às colaboradoras da Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) e convidadas do Conecta Fepese.

Os impactos do consumo de plástico

Com o ritmo acelerado de poluição registrado nos dias atuais, os diversos materiais usados para confecção das ecobags, tais como o poliéster de garrafa PET, nylon, algodão ou lonas, surgem na contramão e provocam reflexões sobre o futuro, à medida em que atendem a necessidade dos consumidores.

Dados do Ministério do Meio Ambiente registram que, no Brasil, o consumo médio de sacolas plásticas é de 1,5 milhão por hora. Ainda assim, é possível perceber que grande parte da população brasileira não está convencida dos benefícios de utilizar uma sacola sustentável.

Dentre os receios, o principal: sustentação. No entanto, as ecobags são desenvolvidas para suportar o mesmo peso de oito sacolas plásticas. Todos os materiais apresentam resistência e não oferecem risco de rasgo. Além disso, a lavagem é feita de forma simples, podendo ser realizada na própria máquina de lavar ou à mão.