Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

24/03/2023

FEPESE APRESENTA DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE URBANA DE CHAPECÓ

A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) apresentou o diagnóstico de revisão da atualização do Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó. A fundação é responsável pelo projeto, e a solicitação foi feita pela Comissão Especial de Debate e Estudos de Mobilidade Urbana.

A apresentação foi feita pela engenheira civil que representa a Fepese, Fernanda Beckhauser Mallon, que explicou a atual situação do Plano do município, elaborado em 2015. O documento vigente prevê que a atualização seja feita a cada dez anos, mas que foi antecipado em Chapecó, por conta do alto crescimento que a cidade apresentou na última década.

Há quatro etapas para atualização do Plano Diretor. A primeira ocorreu em agosto de 2022,quando foi criado um grupo de acompanhamento e avaliação dos trabalhos na Prefeitura de Chapecó. Em outubro, a segunda etapa consistiu em fazer o levantamento de dados da mobilidade urbana da cidade. Atualmente, a análise destes dados representa a terceira etapa. A quarta e última fase está prevista para abril, quando será feita a proposta final para execução de melhorias.

Dentre os pontos a serem melhorados, Fernanda destaca a conexão entre ciclovias, aumento de pontos de ônibus, aumento de tempo nas áreas de carga e descarga de produtos, diminuição dos chamados “calçadões” e aumento de carros e motos particulares. Os problemas se acentuam em horários de pico como 7h e 18h.

Os congestionamentos causados pelas semáforos de quatro tempos também estão entre os “vilões” do problema urbano. Com relação às rotatórias, o estudo da Fepese apontou, por exemplo, que cerca de 87% estão mal instaladas. A circulação viária foi apontada como principal problema pelos habitantes de Chapecó.