Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

13/02/2023

FLORIANÓPOLIS UNE TECNOLOGIA E TURISMO NA ALTA TEMPORADA

Turística, a cidade de Florianópolis comumente se destaca pela quantidade de viajantes que recebe, em especial, na época de fim de ano. Com mais de 40 praias e altas temperaturas no verão, Floripa atrai turistas que escolhem a capital catarinense para, além de curtir o calor, explorar sua outra especialidade: a tecnologia.

Na temporada de 2023, por exemplo, cerca de 350 mil turistas passaram pela cidade até o mês de janeiro, segundo dados apontados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. Em determinado momento, a ocupação da rede hoteleira bateu os 91%.

Entre os atrativos, o município, considerado um Destino Turístico Inteligente em Transformação pelo Ministério do Turismo, reúne uma série de serviços tecnológicos para atender à demanda turística e ainda coletar informações que servirão de base para desenvolvimento de políticas municipais.

Entre as ações de um DTI em Transformação, Florianópolis desponta com:

  • Placas interativas com QR codes para acesso espalhadas em 15 pontos da capital, gerando informações sobre o turista e o espaço
  • Plataforma para a integrar a Gestão de Reputação Online com pesquisas NPS (índice de lealdade), CES (índice de esforço) e CSAT (índice de satisfação do cliente)
  • QR Codes estampados na mesas do Mercado Público, por exemplo, para que o cliente visite o endereço digital e responda a um questionário.

Todas essas ações facilitam a interação e integração do visitante à cidade, além de aumentar a competitividade do próprio município em relação aos destinos turísticos concorrentes, dentro e fora de Santa Catarina, uma vez que é possível transformar os dados coletados em medidas de atendimento ao público.

O que é um DTI?

Os DTIs são iniciativas que visam unir a inovação tecnológica à demanda turística de uma cidade, possibilitando o surgimento de novos modelos de negócio, eficiência otimizada dos serviços, sustentabilidade e melhorias na competitividade frente a outros locais turísticos.

Por meio da praticidade ao viajante e da coleta de dados ao município, os destinos apostam na infraestrutura tecnológica de ponta para que as medidas implantadas facilitem a interação do visitante com as empresas da cidade, juntando, assim, elementos como turismo, comércio e economia de forma sustentável.