Fale com um de nossos atendentes! Dúvidas relacionadas a estágios clique aqui  e de Concursos Públicos clique aqui.

29/12/2022

FEPESE/VOLEI5: COMO FOI A EVOLUÇÃO DO TIME EM 2022

Em parceria desde 2021, a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) e o ex-atleta Paulão já começaram a colher frutos positivos. Um dos projetos impulsionados pelas duas partes foi a academia FEPESE/Vôlei5, equipe de voleibol para crianças e adolescentes em Florianópolis/SC. Em 2022, a parceria possibilitou a participação das equipe em seis campeonatos, entre eles: Liga Voleibol de Santa Catarina; Campeonato Estadual; Festival Internacional de Estrela/RS; Taça Paraná de Voleibol; Liga Catarinense de Voleibol. Ao todo, foram 18 viagens. Para o ano que vem, o time já se prepara para o Campeonato Brasileiro Interclubes, em abril.

Paulão define o ano de 2022 como “desafiador”. Por causa da criação recente do time, a maioria dos atletas tinha pouca ou nenhum experiência em campeonatos. “Sabíamos das dificuldades que teríamos tecnicamente, mas também, foi levado em conta o fator emocional”, explicou o ex-atleta e técnico. Por isso, Paulão avalia que o principal desafio foi explicar em um curto espaço de tempo, para atletas e familiares, o real propósito da academia de vôlei.

“Não é só fazer parte, não é só ser titular, não é só ser capitã e ganhar. O tempo inteiro, nós tiramos essa pressão do ‘ganhar’. Não era nosso objetivo. Fizemos o nosso melhor: conseguimos resultados positivos em algumas categorias, outras nem tanto. Mas, faz parte do processo! Estamos em crescimento.”

– Paulão, ex-atleta e treinador

 

Confira a entrevista completa com Paulão do Vôlei:

Confira algumas conquistas da equipe em 2022:

  • Prata na Taça Paraná, Sub-14 Feminino/Série Prata
  • Ouro na Liga Voleibol de SC, Sub-13 Feminino/Série Bronze
  • Bronze na Liga Voleibol de SC, Sub-17 Feminino/Série Prata
    • Prêmio de Melhor Levantadora (Maria Vitória)

O papel da família no processo

O trabalho com crianças e adolescentes traz obstáculos que vão além das quadras. A presença constante das famílias dos atletas nesses momentos e o atendimento aos pais é um dos principais desafios, segundo Paulão. O treinador conta que é preciso explicar às famílias que o principal objetivo do projeto é a evolução pessoal dos atletas. Marcelino Ito, superintendente da FEPESE, também abraça essa ideia. “Almejo que eles [atletas] possam vivenciar, aprender, crescer. Que se tornem pessoas melhores e que possam fazer diferença na sociedade”, finaliza Ito.